domingo, 9 de fevereiro de 2014

Significado dos Incensos

Já se questionou qual o significado dos incensos? Quase toda a gente utiliza o incenso, mas poucas pessoas conhecem o real significado dos incensos.

 
- Ambar excelente antidepressivo, purifica a mente,e propicia a meditação;
- Erva Doce é um poderoso calmante;
- Lavanda traz paz e harmonia ao ambiente;
- Mirra traz sorte aos negocios e prosperidade;
- Lótus propicia concentração para os estudos;
- Musk aumenta a sensualidade do casal;
- Eucalipto purifica o ar e o ambiente;
- Cravo da India elimina energias negativas e atrai o amor;
- Cânfora ajuda nas situações desagradáveis;
- Balsamo para a inteligência e compreensão;
- Rosas para os rituais espirituais;
- Jasmim para os pensamentos;
- Almíscar para o romance;
- Sândalo e Canela para a paz e o equilíbrio mental;
- Tutti-frutti alivia os sintomas da depressão;
- Lírio para as gestantes e as mães que estão começando a criar os filhos;
- Mirra para o espírito e a espiritualidade;
- Madeira para a energia positiva dos ambientes;
- Alecrim para a saúde e o sucesso nos negócios.

O incenso é tão antigo quanto toda a história da humanidade. É como se o incenso e o homem tivessem surgido ao mesmo tempo. Nos primórdios as pessoas já faziam fogueiras e viam o fumo a ir em direcção ao céu, ou seja, em direcção aos deuses e começaram a inventar maneiras de agradar aos deuses com a fumaça que chegava até eles. Foi então que surgiu o incenso. Para agradar aos deuses, eles começaram a queimar ervas aromáticas, madeiras e tudo mais o que exalasse um odor agradável. Foi dessa forma que acreditamos que tenha surgido o primeiro incenso que se tem notícia no mundo.
Hoje em dia o incenso ganhou outras funções além da religiosa. Ele também serve para deixar o ambiente com um aroma agradável e dar mais disposição e alegria para quem entra em um cômodo perfumado pelo incenso. Quem acende um incenso convida as pessoas e todos ao seu redor para um relaxamento, além de purificar e harmonizar todo o ambiente, deixando-o livre de sentimentos carregados.
Antigamente o incenso era queimado em cima de carvões e era feito com aromas que eram na verdade resina misturada com ervas aromática. A fumaça tinha o objetivo de atrair as boas energias e afastar todo mal que as pessoas poderiam sofrer. Era realmente usado como uma proteção contra os maus espíritos e sensações.
E por isso mesmo que o incenso não é privilegio somente dos cultos religiosos. As pessoas acendiam e acendem incensos dentro das casas como uma forma de proteção e de perfumar o ambiente tentando torna-lo mais agradável. Alguns incensos até mesmo possuíam fins higiênicos, já que podiam eliminar bactérias e fungos nocivos ao ser humano.
O incenso ganhou grande importância justamente por ser queimado em cultos religiosos. Como citamos acima, o incenso tinha como objetivo agradar aos deuses e fazer a ligação do homem com Deus através da oração e da queima do incenso, já que a fumaça ia em direção ao céu, ou seja, em direção a Deus e levaria todas as orações e agradecimentos.
O Egito foi a primeira civilização a começar a dar forma ao incenso. Eles começaram a descobrir novos aromas e novos tipos de incensos que eram usados desde cerimônias religiosas, sepultamentos até mesmo a declaração e posse de novos faraós e sacerdotes.
Através dos tempos, o incenso começou a ser muito utilizado pela igreja, na côrte e nos castelos dos reis e rainhas. Isso fez com que o artefato se tornasse símbolo de riqueza. Mais tarde, todas as culturas da Europa usavam o incenso para as mais diversas funções.
O perfume do incenso começou também a ser usado como forma medicinal, já que começaram a descobrir que os aromas têm significados e quando bem usados podem proporcionar bem-estar para as pessoas e até mesmo afastar ou curar doenças. Cada aroma ou fragrância do incenso tem um significado especial. E para usar para os propósitos corretos, vale a pensa saber o que cada uma delas significa e proporciona.

Sem comentários:

Enviar um comentário